O Uso da Inteligência Artificial na Retenção de Participantes de Pesquisa Clínica

No final de 2018 a P3Life lançou a primeira solução conhecida utilizando inteligência artificial na captação de participantes de pesquisa clínica. Na época já existiam soluções que utilizavam a inteligência artificial para buscar potenciais participantes em bases de hospitais ou centros de pesquisa, mas para captação destes participantes nas redes sociais e internet ainda não.

Nossa solução utiliza a inteligência artificial baseada em modelos de linguagem (o mesmo tipo que o ChatGPT só que bem mais simples) para entender qual a intenção do usuário, no caso o voluntário de pesquisa, quando interage com um assistente virtual em aplicativos de mensagem como Messenger e WhatsApp e responder de acordo com esta intenção. Em resumo, criamos um chatbot, que roda tanto no WhatsApp quanto no Messenger para captar os cadastros de voluntários interessados em participar de estudos clínicos.

Entre os vários diferenciais desta forma de captação, se comparado com um formulário em um site, podemos citar a facilidade de uso para usuários de smartphones (90% das pessoas que clicam nos anúncios dos estudos), maiores taxas de conversão (% das pessoas que preenchem o cadastro) e o principal, a criação de um canal de comunicação com este voluntário que poderá ser utilizado em todo o processo de recrutamento.

Este canal de comunicação através do WhatsApp é um dos responsáveis por garantir que nossa equipe de pré-triagem consiga contatar quase 100% dos potenciais voluntários em menos de 48 horas após o cadastro, quando o interesse dos voluntários ainda é alto.

Este canal de comunicação também é utilizado para o envio de mensagens automáticas, programadas ou não, otimizando ainda mais a comunicação com os voluntários, sem sobrecarregar nossa equipe ou do centro de pesquisa.

Retenção de participantes de pesquisa Clínica

Ao longo do tempo esta nossa solução foi ganhando cada vez mais funcionalidades e por isso identificamos a oportunidade de ampliar o seu uso para a retenção dos participantes de pesquisa clínica.

Algumas das medidas mais importantes para aumentar a retenção de participantes de pesquisa clínica são:

Levante a moral do participante

A parte mais importante da pesquisa clínica são os pacientes. Deixe-os saber disso.  Eles estão ajudando os outros participando de estudos clínicos, e estão melhorando a assistência à saúde.  Com esse senso de propósito, os pacientes vão desejar seguir nos estudos até o final.

Mantenha o participante bem-informado

O participante deve ter o máximo de informações possíveis sobre o estudo e por melhor que isto seja passado a ele no processo de assinatura do termo de consentimento, ele vai esquecer.

Construa relacionamentos com os participantes

Os participantes vão atender telefonemas, retornar mensagens e vir para as visitas se tiverem uma relação com a equipe de pesquisa.  É preciso se envolver com os participantes com conversas e se interessar pelo que eles têm a dizer.

Esteja disponível

Se os participantes souberem que a equipe do estudo está disponível para responder perguntas, ajudar quando ocorrerem eventos adversos ou esclarecer preocupações, eles se sentirão mais seguros e mais satisfeitos em um estudo. Assim, eles permanecerão no estudo por mais tempo.

Avalie a satisfação dos participantes

Pacientes satisfeitos voltam para as visitas do estudo.  Para medir a satisfação do paciente ao estudo, centro de pesquisa e funcionários, considere pesquisas periódicas.

O desafio é fazer tudo isso sem sobrecarregar a equipe do centro de pesquisa.

Criamos assim a P3Connect uma solução que permite, com a ajuda da inteligência artificial suportando um assistente virtual no WhatsApp e através da comunicação frequente e automatizada, aumentar as taxas de retenção de participantes de pesquisa clínica sem sobrecarregar a equipe do estudo.

Entre as diversas aplicações desta solução podemos citar

Do lado do centro de pesquisa

  • Envio de lembretes para tomada de medicação, preenchimento do diário do participante etc.
  • Envio de mensagens motivacionais e de valorização do participante
  • Aplicação de pesquisas de satisfação
  • Realização de conversas pelo WhatsApp

Do lado do participante

  • Esclarecimento de dúvidas sobre o estudo
  • Acesso fácil a equipe do centro de pesquisa

A inteligência artificial pode ainda ser aplicada na interpretação  e análise de sentimentos de respostas dos participantes para identificação de participantes insatisfeitos e na iminência de abandonar o estudo.

Com mais este produto a P3Life consolida seu compromisso de aplicar a tecnologia para acelerar a pesquisa clínica para que novos tratamentos sejam disponibilizados para a população em menos tempo e com custos mais baixos.