O recrutamento de pacientes para pesquisa clínica nas redes sociais já é uma realidade, principalmente fora do Brasil, porém ainda pode ser bem melhor aproveitada e trabalhada.
Nos últimos 12 anos as redes sociais vêm revolucionando a forma como interagimos com as pessoas e também com as empresas, se tornando parte do dia a dia de muita gente . Para se ter uma ideia, em 2018, aproximadamente 74% dos usuários de internet estavam em alguma rede social e destes, 80% buscavam informações relacionadas a sua saúde na web.
Dentre as vantagens do uso das redes sociais quero citar algumas que considero muito relevantes.
Atualidade da informação e disposição do paciente
A informação fornecida pelo paciente retrata a situação atual dele, e não o encontrado em um registro médico, que pode ter sido preenchido há 6 meses, 1 ano ou até 5 anos atrás. Além disso o paciente está disposto a participar de um estudo clínico naquele momento, provavelmente pela situação que está vivenciando. Estes dois fatores proporcionam ao centro de pesquisa informações mais precisas e evitam assim contatos desnecessários com pacientes que não atendem aos critérios do estudo.
Capacidade de acelerar ou desacelerar o recrutamento
Outra grande vantagem é a capacidade de influenciar que o patrocinador ou CRO tem, no ritmo do recrutamento pois pode determinar a qualquer momento se quer aumentar ou diminuir os investimentos nas campanhas, ou talvez decidir em quais regiões ele quer investir mais ou menos. Além disso pode também fazer ajustes quanto a segmentação dos anúncios, incluindo faixa etária, sexo, interesses entre outros, ajustando a assertividade das campanhas. Comparado a outras formas de anúncio, isto torna as campanhas nas redes sociais muito mais eficazes.
Quanto investir para ter bons resultados, vai depender muito de cada estudo, porém é possível fazer uma previsão bastante razoável através de um piloto de 2 semanas. Este piloto lhe dará números suficientes para que você faça uma projeção de quanto precisará investir para atingir seus objetivos. Contudo é fundamental que este piloto seja feito com uma porção representativa dos centros de pesquisa pois os resultados variam muito de um centro para outro, ou seja, mesmo a campanha e a população sendo idênticas, características particulares de cada centro de pesquisa irão influenciar nos números.
Grupos de pacientes
Este é outro trunfo das redes sociais que pode trazer grandes resultados pois a postagem sobre um estudo clínico em um grupo de pacientes, principalmente se feita pelo administrador do grupo, tem muita credibilidade. Porém, é fundamental só postar alguma coisa com o consentimento prévio do administrador do grupo.
Talvez você esteja quase convencido de que deve começar a investir nas redes sociais como forma de recrutamento de pacientes para pesquisa clínica, mas ainda não sabe como.
O recrutamento de pacientes nas redes sociais pode ser dividido em duas partes, sendo a primeira a divulgação e a segunda a coleta dos dados do voluntário, mas vou deixar para falar sobre isso em dois outros posts pois este já está bem longo e por fim, escreverei um quarto post sobre a análise dos dados, não dos pacientes, mas do processo de captação, para tomada de decisão.
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