Há três meses em produção, o P3Rec tem mostrado ótimos resultados na captação de voluntários na internet, onde encontramos cada vez mais pessoas buscando informações sobre suas condições médicas, facilitando a identificação e atração de interessados em participar de estudos clínicos.
A utilização da internet na busca por voluntários não é novidade, porém o grande diferencial de nossa solução é a utilização de um chatbot, suportado por inteligência artificial, para interagir com os voluntários. Nesta interação o voluntário poderá se informar sobre o que é e como funciona a pesquisa clínica, coisa que a maioria não faz a menor ideia, e caso decida se candidatar, ele será conduzido pelo chatbot a responder uma série de perguntas direcionadas a condição médica que selecionou. Os dados do voluntário são enviados criptografados para uma base de dados na nuvem da Microsoft, garantindo a segurança da informação. Estas informações são disponibilizadas para os centros de pesquisa participantes do estudo, que poderão selecionar os voluntários que atendem aos critérios do estudo e só então entrar em contato com o voluntário.
A captação dos dados do voluntário na internet permite uma enorme redução do tempo gasto pelos centros de pesquisa entrando em contato com os voluntários pois vão poder selecionar aqueles que tem maior probabilidade de atenderem aos critérios do estudo.
Muitos devem se perguntar, pra que um chatbot se posso utilizar um formulário para capturar esta informação. Posso citar diversas vantagens, começando pela facilidade do uso. Sim, é mais fácil de interagir do que um formulário. Pelo menos para os usuários que chegam até o chatbot usando celular, que passam de 75% dos interessados. Preencher um formulário utilizando um celular é certamente mais complicado do que “conversar” com o chatbot.
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Além disso, com o uso do chatbot é possível manter uma comunicação muito mais eficiente com o voluntário. As pessoas estão deixando de ver e-mail ou até atender telefonemas de números desconhecidos devido a grande quantidade de spams ou telefonemas de empresas tentando vender alguma coisa. Nesse caso, se o centro de pesquisa está com dificuldade para falar com o voluntário, após registrar no sistema três tentativas de contato sem sucesso, uma mensagem é disparada para o voluntário informando sobre as tentativas do centro de pesquisa. Este é apenas um exemplo de como é possível aumentar a eficiência do processo de recrutamento com a utilização do chatbot.
Outra grande vantagem de utilizar o chatbot em aplicativos de mensagens como o Messenger ou Whatsapp (em breve) é a possibilidade de compartilhamento com outros interessados potencializando ainda mais o alcance das campanhas.
Acreditamos muito no potencial da utilização de chatbots, machine learning, analytics e outras tecnologias na pesquisa clínica, não somente no recrutamento mas também na retenção de pacientes, adesão a tratamentos e até captura de dados do estudo, portanto continuaremos a trabalhar com estas tecnologias para ajudar cada vez mais a ciência a produzir novas drogas mais rapidamente e a um custo mais baixo, tornando-as disponíveis a um número cada vez maior de pessoas.